domingo, 11 de setembro de 2011

La Chascona

Num domingo de sol aluguei um caminhão! 
Nada disso, mas é que eu lembrei da música. 
Ahh mas a música era sábado! 
E dai? To fazendo, escrevendo e cantando do meu jeito e pronto! 

Chega de palhaçada: nesse tal domingo de sol pego minha bolsa, encho-a com todos os suprimentos necessário para o passeio de uma tarde: água, óculos de sol, óculos de grau, dicionário português/espanhol, chaves, canetas, agenda, mapas, carteira - documentos e $$- e o mais imprescindível para uma turista: a câmera digital!
Decidida fecho a porta atrás de mim, no mesmo momento em que abaixo meus óculos escuros, me vou!
Mais um passeio por Santiago, dessa vez exploro um pouco da história de um famoso poeta chileno, Pablo Neruda, e procuro mais uma "Bella Vista" da cidade em cima do Cerro San Cristóbal.

La Chascona, 3ª casa de Pablo Neruda, o ninho de amor com sua amante Matilde. Construída aos pés do Cerro San Cristobal já explico esse aqui, tem detalhes que lembram um barco. O teto baixo, o móvel do bar, a mesa em seu escritório, as tábuas do piso e a leve inclinação na biblioteca, nos remetem há uma embarcação. Uma das grandes admirações desse imenso poeta. Nessa casa podemos visitar quase todos os aposentos, menos a cozinha e a adega, lugares muito pessoais diria o poeta. Encanta pela riqueza de detalhes e pela simplicidade. há uma verdadeira pinacoteca exposta nas paredes. Não se pode tirar fotos do interior, somente dos jardins. Pra quem aprecia a obra desse autor conhecer sua vida, adentar no quotidiano longínquo é reviver a inspiração dos versos de outrora. Ao visitar cada aposento imaginava suas mão segurando uma caneta, escrevendo versos, inspirado quem sabe na mesma réstia de sol que entra pelo vidro colorido da janela. 

"discreto entre los animales,
afortunado de nubarrones,
investigador en mercados, oscuro
en las bibliotecas,
melancólico en las cordilleras,
incansable en los bosques,
lentísimo de contestaciones,"
[trexo de Autorretrato - Pablo Nerruda].

Escada para o Living

Entrada principal

A lua sobre a cordilheira - Monograma de Pablo e Matilda

Vista desde a janela do quarto

Vidros coloridos são mais alegres :)

Homenagem

Bar de Verão

Simples assim

Meu banco - só meu!
Bem essas fotos não são nem 1/3 da metade que existe lá. recomendo o passeio a todos. pretendo conhecer as outras duas casa de Pablo Nerruda. Acompanhem. 

Ainda tem muita história atrasada, mas prometi a uma amiga que vou manter isso atualizado! E nade me impedirá! Afinal de promessa e aposta eu entendo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário