quarta-feira, 20 de julho de 2011

Luz Erna!

      Conta-se em mesas de bar e em rodas de chimarrão que o nome do município de Luzerna tem origem na instalação da rede elétrica na então Vila Limeira. Um homem muito emocionado com a chegada da luz grita chamando por sua esposa, a Erna. Ficou assim: LUZ ERNA! Lógico que é só uma brincadeira com um fato, mas eu caí direitinho quando me contaram. 
Alfafa - Luzerna
  Na verdade o nome do município surgiu devido à espécie de alfafa cultivada aqui pelos pioneiros. Essa espécie de alfafa é considerada a rainha das forragens, pela alta concentração de nutrientes, como fósforo. 
   Luzerna, conforme o site da prefeitura, foi fundada pelo engenheiro alemão Henrique Hacker que viajando de trem impressionou-se com a exuberância do Vale do Rio do Peixe, e em 1915 decidiu iniciar uma colonização particular. Forma-se então a Colônia Bom Retiro. 
    Dados os primeiros passos, Henrique Hacker adquiriu mais uma área de terras à margem esquerda do Rio do Peixe. Após contatos, a direção da ferrovia São Paulo - Rio Grande construiu, a custo de 30 contos de reis, outra linha de trilhos e uma estação onde os trens faziam parada. Inaugurada em 03 de fevereiro de 1922, serviu para embarcar a produção e desembarcar artigos para abastecer os colonizadores. Tinha mangueira para o gado, chiqueiro para suínos, armazém para alfafa, milho, feijão, batatinha e outros produtos que eram embarcados, inclusive erva-mate.
    Em abril de 1946 o nome de Bom Retiro foi alterado para Luzerna - aquela da alfafa ai de cima -, por força da lei federal que mandava evitar igualdade de topônimo para as cidades brasileiras. 
    Em 1937 foi instalada a primeira escola de Luzerna, sob os cuidados das irmãs da Congregação da Imaculada Conceição. Em janeiro 1940 foi fundado o Seminário Menor São João Batista, em 1956 a Província da Imaculada Conceição do Sul do Brasil autorizou a construção do atual prédio do Seminário, passando a se chamar Seminário Nossa Senhora dos Anjos. Adquirido pela municipalidade, hoje o prédio é denominado Centro de Eventos São João Batista e abriga a unidade de ensino fundamental séries final da Escola Municipal São Francisco, o Posto da PM, a Incubadora Tecnológica e as sedes dos grupos italianos e alemão.
Centro de Eventos São João Batista


    Em março do mesmo ano foi inaugurado o Hospital São Roque, sob a administração das Irmãs Vicentinas, pioneiro na região.A partir de 16 de fevereiro de 1949 passou a ser chamado de Distrito e aos 12 de abril deste mesmo ano foi instalado o Cartório de Paz em Luzerna. A emancipação de Luzerna foi concretizada pela Lei nº 10.050 de 29/12/1995, e em 1996, foi realizada a primeira eleição para escolha do Prefeito Municipal, que assumiria o cargo em 1997.
Vista panorâmica do centro da cidade
    Colonizada por alemães e italianos, Luzerna continua sendo o berço de muitas gerações que sabem dar valor a tudo o que existe na região. Uma cidade de paisagens belas e de muitas riquezas naturais, que são preservadas pelos filhos desta terra. Um paraíso como poucos... Assim é Luzerna... Jovem e Hospitaleira.
     Quis o destino que eu nascesse em Luzerna e o mesmo destino trouxe-me para cá dezessete anos depois. Vivo aqui há três anos e cada vez que passo pelo portal na entrada da cidade é uma grande emoção. Pois aqui descobri a profissão que eu amo, conheci pessoas que admiro e aprendi o valor das verdadeiras amizades. quando se caminha pelas ruas é muito bom receber sorrisos de seus vizinhos e conhecidos. 

Luzerna: Capital Catarinense da Amizade

2 comentários:

  1. Muito interessante a história da cidade.
    Com essa postagem você fica com ahistoria bem fresquinha na cabeça e nao esquece de ninguém que deixou por ai e pelos arredores...
    :)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o blog, grande iniciativa a sua de postar coisas de sua cidade e região!

    ah e valeu por acessar o meu blog vi o seu comentário lá ashshsa ^^

    Tiago
    http://blogcampinho.blogspot.com/

    ResponderExcluir